Cases Inventta+bgi

Aliamos a experiência internacional do grupo Braithwaite Global Inc. à competência da Inventta para apoiar a inovação

Mudanças de paradigmas na Dass

Gestão adequada de recursos aumenta recuperação fiscal

Case Dass Inventta BGI

O Grupo Dass é a segunda maior empresa no ramo de artigos esportivos no Brasil, contando com unidades em 12 cidades brasileiras, além de filiais na Argentina e na China. Possui grandes marcas – como Fila, Tryon e Umbro – e é responsável pela produção e distribuição no país das marcas Nike, Adidas e Oakley.

Historicamente, o Grupo Dass sempre financiou seus investimentos em P&D com recursos próprios. Porém, enfrentando a forte concorrência interna e, principalmente, do mercado chinês, a Dass constatou a necessidade de priorizar investimentos em P,D&I, viabilizando o desenvolvimento de novos produtos e processos. Para planejar e colocar esse trabalho em prática, a empresa contou com a nossa consultoria.

A estruturação da gestão dos recursos para inovação se deu em duas frentes: busca pelos incentivos fiscais à inovação, via Lei do Bem, e pelas fontes de financiamento à inovação nas agências governamentais. O desenvolvimento da metodologia implementada para acesso aos incentivos fiscais focou a integração de competências técnicas para mapeamento e avaliação dos projetos quanto aos conceitos de inovação tecnológica, e as competências financeiras durante o levantamento dos dispêndios de inovação e cálculo dos benefícios.

Foram avaliadas as áreas com potencial de desenvolvimento de inovação, tanto de produtos quanto de processos de produção. Também foi realizado um plano de ação com as melhores práticas a serem implementadas pela Dass, de forma a maximizar o uso dos benefícios de forma segura.

Já para a segunda frente de atuação, que focou na captação de recursos de órgãos de fomento, foram mapeadas as oportunidades mais aderentes à atuação em inovação da empresa e realizado um levantamento das principais linhas de P&D do Grupo Dass.

Os resultados desse trabalho foram extremamente positivos. Primeiramente, a Dass obteve uma evolução nos controles dos projetos e dos gastos, o que permitiu uma recuperação fiscal superior aos anos anteriores. Além disso, toda a reestruturação feita pela empresa possibilitou um alinhamento entre a alta gestão e a estratégia de P&D, o que permitiu que todo o processo fluísse de forma mais natural e fosse bem aceito dentro da organização.

Cases Relacionados

Projetos, histórias e resultados